Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Onze anos do 30º Batalhão da PM

PM de Teresópolis comemora aniversário

Banda Sinfônica da PMERJ - Foto: Jeferson Hermida
Teresópolis, 25/09/2014 -   Realizada na noite desta quarta, 24/09, em um salão de eventos, no bairro do Alto, solenidade em comemoração ao 11º aniversário de criação do 30º Batalhão da Polícia Militar em Teresópolis.

Tendo à frente o atual comandante, tenente-coronel Cleber Silva Maia, a cerimônia também foi prestigiada pelo vice-prefeito Márcio Catão e diversos secretários municipais e autoridades municipais.

 O ponto alto foi a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sob o comando do capitão PM músico Ronaldo Almeida, comandante da Companhia de Música da PMERJ. Elevado a Batalhão em 2003, o 30º BPM encontra-se instalado no bairro Pimenteiras, com um efetivo de 366 policiais, dos quais 296 estão na ativa.

Histórico

Originalmente, o município de Teresópolis era policiado por uma pequena guarnição da Polícia Militar fluminense, formada por cerca de 20 cabos e soldados a comando de sargentos, constituindo o efetivo de um destacamento. Com a inauguração da Rodovia Rio-Teresópolis em 1959, a população do município teve um grande crescimento e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, juntamente com o comando da PMERJ, atendendo a apelos da população local, criou em 1971 a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar em Nova Friburgo, que também ficou responsável pelo patrulhamento de Teresópolis, onde ficou sediado o 3º Pelotão daquela companhia.

Em 1998, se tornou núcleo do 30° BPM, que passou a ser denominado 30º Batalhão de Polícia Militar em 29 de setembro de 2003. O Batalhão é responsável pelo policiamento dos municípios de São José do Vale do Rio Preto (2ª CIA), Sumidouro e Carmo (3ª CIA), com uma população aproximada de 215 mil pessoas em uma área em torno de 1566 km². O primeiro comandante da unidade foi o major PM Adolfo Carlos Schlosser. O comandante atual é o tenente-coronel Cleber Silva Maia.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui